Contar histórias é algo que o ser humano faz desde seus primórdios. Seja através de gravuras, trejeitos, verbalmente ou por textos, transmitir informações através de histórias é um feito que não se dissipou com o tempo. Pelo contrário, hoje é considerado um dos métodos mais eficazes de se engajar um público, o conhecido storytelling. Essa técnica tem sido bastante utilizada na hora de construir uma apresentação de evento.
Utilizado com o intuito principal de chamar atenção e envolver o público-alvo, o storytelling é uma técnica que tem sido aplicada por diferentes áreas, mas sua popularização aconteceu no marketing digital. Porém, para conseguir aplicá-la com propriedade, é preciso se aprofundar no seu significado e técnica.
O que é storytelling?
Storytelling é uma palavra em inglês que significa a capacidade de contar histórias relevantes. Consiste em um método que utiliza palavras e recursos audiovisuais, como imagens, vídeos e sons para transmitir uma mensagem. Esse método promove sua ideia de forma mais persuasiva – sem ser invasivo demais –, afinal contar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de obter a atenção de alguém.
Mas, transmitir um conceito através do storytelling pode demandar muito mais técnica de que se imagina. Uma história interessante é a soma de alguns fatores, como vocabulário adequado, enredo inteligente e provocativo, além de personagens cativantes. Aquela estrutura básica também vale aqui: toda narrativa precisa ter um começo, meio e fim bem definidos, sem deixar de lado o clímax que irá despertar emoções no receptor da mensagem.
Como começar a trabalhar com storytelling?
O ponto de partida principal para usar a técnica é saber com propriedade quem é seu público-alvo. Afinal, para que se crie uma identificação com a história sendo contada, se faz necessário usar recursos que aproximem a narrativa do espectador, como um léxico apropriado e anseios, dores e emoções próximas aos dos que receberão a mensagem.
O foco, aqui, é cativar uma audiência e encantá-la com sua história. Só assim ela será memorável o suficiente para causar o impacto desejado. Por isso, ter consciência do público com quem falará é fundamental. Da mesma forma, definir com antecedência o seu objetivo permitirá que você construa a narrativa de forma coerente para atingi-lo com mais naturalidade. Verossimilhança também é um ponto importante.
Como aplicar o storytelling em uma apresentação de evento?
Tendo identificado o seu público-alvo e o objetivo principal da sua apresentação, já ficou claro como o storytelling será capaz de te auxiliar no processo. Agora, é o momento de colocá-lo em prática.
O ponto de partida será o tom ideal que deverá conduzir sua história de acordo com quem irá ouvi-la. Busque referências nos mais variados meios: livros, gibis, séries, filmes, redes sociais como o pinterest, entre outros. Essas são excelentes fontes de inspiração.
Com uma ideia do que irá colocar na apresentação, comece a esboçar a história que irá contar antes de partir para a estruturação visual do que contará. Em tópicos, defina os assuntos que considera serem mais apropriados para o início, o meio e o fim. Em seguida, escreva o final da sua história antes de qualquer outra parte dela. Isso é importante uma que se faz fundamental uma conclusão forte que ditará a força da sua apresentação. Isso o ajudará a escrever o começo e o meio sabendo onde irá chegar.
Não esqueça do conflito; não existe história sem ele. Procure um momento de complicação ou desafio dentro do assunto principal e encontre uma maneira de relacionar o público à ele. Terminando o processo de escrita, comece a dividir o conteúdo em slides e busque uma conexão entre eles, tendo sempre em mente como você conduzirá a história durante a apresentação ao público.
Faça da sua história uma conversa, de forma a mais mais próxima da plateia. Assim, você conseguirá mais empatia, atenção e foco até concluir o seu raciocínio.
Por que o storytelling funciona?
A principal característica que faz com que o storytelling seja tão eficiente é o efeito que ele provoca nos receptores de cada história. E tudo acontece no principal órgão do nosso corpo: o cérebro.
Uma história ativa partes do órgão que permitem que o ouvinte transforme a mensagem recebida em uma ideia como se fosse própria. Essa experiência faz com que seja liberada dopamina no sistema neurológico por estar ao vivenciando um evento emocionalmente carregado, o que torna-o mais fácil de ser lembrado.
Assim, encontre no seu conteúdo uma forma de transformá-lo em uma história criativa e atraente. Estruture tudo com cuidado e dê atenção a todo o enredo para que nada fique desconexo e cause uma quebra de atenção. Utilizando essas técnicas cuidadosamente, sua apresentação de evento certamente será um destaque na programação.