É muito difícil encontrar pessoas que, nos tempos de hoje, não possuam conta em, pelo menos, uma rede social. E no que diz respeito à interatividade, o Instagram tem feito um sucesso superior do que outras redes, atingindo públicos das mais variadas idades. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo país no ranking de número de contas, com 50 milhões de usuários ativos.
Quando pensamos em um evento corporativo, podemos enxergar no Instagram um grande aliado em todas as suas fases: o pré, o durante e o pós-evento. Seu principal benefício é a geração de engajamento e, quando bem utilizada, a ferramenta pode trazer resultados super positivos.
Como usar o Instagram durante o período pré-evento?
Durante o planejamento e organização do seu evento, o Instagram poderá ser uma ferramenta bastante útil para a divulgação e atração de público. Através de campanhas com fotos temáticas, uso de hashtags e alguns anúncios pagos, você consegue atingir o seu público com antecedência, gerando expectativa e aumentando a quantidade de convidados que comparecerão no dia.
Da mesma forma, é possível já gerar um buzz em cima de algum tema que será discutido durante o evento, assim como criar um canal de comunicação entre os organizadores e os que estarão presentes para adquirir ideias de preferências e dicas de temas que podem fazer parte da programação do dia.
Como tornar o Instagram parte da realização do evento?
O primeiro ponto que não pode ficar de fora ao pensar na estratégia do uso de Instagram em um evento, é a oferta de rede de wi-fi gratuita para todos os participantes. Afinal, exigir que as pessoas usem seu próprio 3G pode não só reduzir o interesse, como causar problemas caso a rede não pegue bem dentro do local escolhido.
Busque evitar o uso de redes abertas que exigem cadastro e login dos participantes, afinal a ideia é que todos fiquem o mais à vontade possível. Aproveite para espalhar o nome da rede e a senha pelo ambiente através de placas e sinalizações claras. Certifique-se também de que a internet comporte o acesso por todos os participantes do evento sem quedas na qualidade.
Depois de garantir que todos tenham a possibilidade de usar o Instagram, existem diferentes tipos de ações que podem ser realizadas durante o evento com a rede social:
Hashtag personalizada
A mesma hashtag utilizada durante a divulgação do evento pode ser usada no dia da sua realização como forma de criar uma comunidade em tempo real dentro da rede. Divulgue-a bem pelo espaço e tente pensar em algo criativo que tenha a ver com o tema do seu evento, a marca que está sendo divulgada ou até mesmo algum patrocinador.
Cenários para fotos
Por ser uma rede social baseada em compartilhamento de fotos, tudo que estimule seus convidados a usarem o Instagram. Mais do que um espaço convidativo para fotos, um backdrop bem planejado pode divulgar sua marca, um patrocinador ou até mesmo gravar ainda mais a experiência do evento na memória do participante.
Montar cenários atrativos são ótimas oportunidades de aumentar ainda mais o engajamento do público com a organização, além de permitir uma integração maior ainda entre a equipe que pode acabar se divertindo com uma sessão de fotos improvisada.
Telão em tempo real
Com a utilização da hashtag personalizada, é possível transmitir todas as fotos tiradas no evento em tempo real nos diferentes telões expostos no espaço. Certifique-se de que o telão esteja posicionado em um local que não atrapalhe o objetivo central do evento e nem tire o foco da atenção da programação principal.
Sorteios para as melhores fotos
Outro jeito criativo e divertido de utilizar o Instagram no seu evento é promover uma competição saudável entre os participantes. Tanto é possível criar uma disputa em que as fotos mais curtidas ganhem um prêmio, como oferecer prêmios às fotos consideradas mais criativas, por exemplo. Uma ação desse tipo gera engajamento e descontração.
Brindes personalizados
Ao fim do evento, você pode usar a estratégia de uso do Instagram para oferecer uma lembrancinha personalizada. Através das hashtags, os interessados em levar uma foto para casa podem ir à um totem que imprimirá instantaneamente o retrato tirado e compartilhado. Além de criativo, essa ação também promove uma integração entre o universo real e digital.
Como tirar proveito do Instagram no pós-evento?
Como sabemos, nenhum evento é encerrado antes da realização de um pós-evento de qualidade. Para estimular ainda mais o preenchimento de uma pesquisa de satisfação, é possível criar um site ou landing page reunindo todas as fotos que foram tiradas e compartilhadas com a hashtag personalizada. Assim, além de ter um motivo a mais para divulgar a pesquisa, a lembrança afetiva do evento pode ser refrescada na memória de quem participou dele.
Dessa forma, o uso do Instagram em eventos é um item que deve fazer parte do planejamento como uma ferramenta capaz de gerar engajamento e atrair o público organicamente. A expectativa no pré, a ludicidade durante o evento e a memória afetiva no pós, certamente contribuirão para oferecer uma experiência única nos participantes.