Blog

Gamification: o que é e como aplicar

R1

Se você é do universo corporativo, é muito provável que já tenha ouvido falar em Gamification, uma estratégia usada para atrair a atenção de um grupo de pessoas e orientá-las em direção à um objetivo pré-definido. São muitos os benefícios conquistados com essa técnica.

Podendo ser usado de diferentes formas – seja em um evento, em uma estratégia de vendas, como forma de gerar engajamento e interação num determinado serviço –, usar a estratégia de jogos torna as conquistas cada vez mais lúdicas e recompensadoras.

O que é Gamification?

Gamification é uma estratégia que simula fases de um jogo, a fim de conduzir os participantes a um objetivo específico. Usando os aspectos cativantes do jogo, é possível estimular a dedicação, a produtividade, o foco e a resolução de problemas.

Dentro dessa estratégia, a expectativa pelo prêmio final e/ou acúmulo de pontos faz com que cada participante use seus recursos da melhor forma possível para solucionar cada desafio proposto. É uma forma cativante e lúdica de manter uma pessoa interessada.

Como aplicar o Gamification?

Pensando em um ambiente corporativo ou relacionado à isso, o Gamification é uma excelente oportunidade de gerar uma competitividade amigável, ao mesmo tempo em que desperta um senso de cooperação nos participantes. A técnica é ótima para mobilizar equipes a alcançar metas, superar limites e ganhar reconhecimento por isso.

Para fazer um bom uso da gamification, existem alguns passos importantes que precisam ser seguidos:

1. Objetivos

Estabeleça os objetivos que quer alcançar com o uso da gamification. a serem alcançados por meio da gamification. A clareza dessa etapa é fundamental para que os participantes entendam aonde precisam chegar.

2. Feedbacks

Com o gamification, os feedbacks funcionam para nortear os participantes dentro do caminho certo; assim, é importante pontuar quando algo foi acertado ou errado. Eles que darão a chance de recuperação dentro do jogo e serão responsáveis por estimular a busca de novos caminhos diante dos níveis de dificuldade apresentados.

3. Recompensas

Seja pelo acúmulo do total de pontos ou pela premiação de quem chegar à última etapa primeiro, as recompensas são fundamentais dentro da estratégia do gamification. Afinal, são elas a força motriz que deixará todos instigados a participar de todas as etapas com a mesma motivação.

Estabeleça premiações que estejam de acordo com o público que irá recebê-las e a ocasião. Pode ser algo simples, como distintivos a cada conquista, um reconhecimento público, jantares, objetos físicos ou dias de folga, por exemplo.

Fazer uso de gamification pode ser uma excelente maneira de tornar o caminho até um objetivo algo mais lúdico, leve e agradável de percorrer. Quando algo é feito com prazer, a motivação é aumentada e os resultados obtidos são melhores do que o previsto.

 

Inscreva-se no nosso blog