O mercado dos eventos corporativos vive grande período de inovação. Parte já regular da estratégia de marketing e vendas das empresas, cada vez mais se tem buscado soluções inovadoras e econômicas. Nesse contexto, as empresas fornecedoras trabalham com a excelência em mente para garantir o melhor resultado dentro das expectativas das empresas.
Em uma conversa com Raffaele Cecere, diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, percebemos como a área de eventos corporativos evoluiu nos últimos anos e as novidades para a área de soluções audiovisuais e cenografia. Independente dos contratempos, essa é uma área que já tem se firmado no mercado e, por isso, não sofreu tanto com os efeitos do período em que economia passou em déficit no país.
Nesse sentido, é possível, ainda, afirmar que a crise trouxe novas possibilidades para a área de eventos corporativos. Apesar de os budgets estarem menores, o que traz como consequência menos luxo em realizações desse tipo, é possível afirmar que “a área precisou buscar inovações. Hoje, com o uso de soluções tecnológicas, é possível oferecer soluções criativas para oferecer qualidade em um evento”, diz Cecere.
O avanço da tecnologia, por exemplo, abriu diversas portas no universo de eventos corporativos, mesmo com as dificuldades surgidas pelo volume de impostos cobrados no Brasil.
“O brasileiro é bastante criativo, encontramos formas de viabilizar projetos sem que inviabilize a execução”, diz Raffaele.
Artifícios como o vídeo mapping e a cenografia feita com tecidos tensionados trouxeram uma gama de opções que facilitaram a articulação dos eventos, agregando valor e resultados inusitados. Mas, Cecere deixa claro: “ter um bom entendimento dos objetivos de um evento é a chave mestra, pois se olharmos as novidades tecnológicas como um investimento necessário para um impacto relevante nos eventos, saímos da discussão de preço e vamos para a entrega de experiência”.
No que diz respeito à experiência, não é apenas o que se vive durante o evento que conta positivamente na vivência dos convidados; agregar valor tem sido quase tão importante quanto oferecer um resultado impecável. “Foi-se o tempo que a cenografia de um evento priorizasse apenas o aspecto visual, não levando em consideração o impacto disso na natureza”.
Na TES Cenografia, por exemplo, Raffaele conta que eles têm caminhado para soluções que utilizem materiais estruturais retornáveis, como as estruturas metálicas ao invés de placas de madeira.
“Outra grande inovação é o uso de tecido ao invés de lonas para a impressão da comunicação visual das cenografias. Esse processo utiliza o método de sublimação, com tintas à base de água, biodegradáveis”.
Nesse contexto, é possível afirmar que apenas um bom planejamento não é suficiente para que um evento corporativo saia impecável. Contratar equipes e empresas competentes, com uma reputação já confirmada no mercado, faz toda a diferença.
“Os eventos são ao vivo, não temos duas chances para encantar nosso cliente, se o som do evento por exemplo não funcionar, o impacto é bastante negativo. Por outro lado, se tivermos um Audiovisual muito bem executado, potencializa-se muito o evento e seu conteúdo”, pondera Raffaele.
Com tanta inovação tecnológica sendo aplicada na área de eventos corporativos, é possível acreditar que o futuro caminha nesse sentido. Um destaque especial vai para eventos com tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. “Estamos trabalhando muito em realidade aumentada e realidade virtual, nossa ideia é misturar os dois mundos. A grande vantagem do uso deste tipo de tecnologia é que no mundo virtual as possibilidades são infinitas”, pondera.
Já é possível imaginar onde os eventos poderão chegar no futuro, porém fica difícil dimensionar o tanto de possibilidades que se abrirão no caminho até lá. Independente do caminho, uma coisa é certa: “entender as expectativas e objetivos de um evento, na minha opinião, é o grande segredo para o sucesso”, enfatiza Cecere. “A contratação de bons fornecedores atrelado a um bom conteúdo é a garantia de um evento de excelência. Evento é uma grande ferramenta para os objetivos de uma empresa, merece atenção e dedicação”.