É normal que todo gestor se preocupe em atender bem os participantes durante a realização de seus eventos; contudo, pensar em soluções para evitar excessos têm sido muito importantes ultimamente – além de dizer muito sobre a responsabilidade social da marca.
E você? Sabe como realizar um evento sustentável?
Já não é novidade que os budgets para realização de eventos corporativos estão cada vez menores. Por esta razão, conseguir otimizar recursos é sempre a melhor solução para organizar um evento mais sustentável e com um planejamento bem definido para o sucesso na execução.
Atualmente, existem algumas alternativas capazes de ajudar o gestor a organizar um evento consciente, com um índice de desperdício reduzido.
E quais são essas alternativas para realizar um evento sustentável de sucesso?
– Certifique-se onde estão os maiores índices de desperdício
Este é um trabalho para toda equipe e até mesmo para espectadores. Receber feedbacks de quem já participou de eventos anteriores pode ser bastante positivo. A abordagem pode ser realizada com a premissa de que a empresa gostaria de reduzir o quanto possível os desperdícios. Certamente todos receberão a mensagem com bons olhos.
– Avalie o que é melhor: usar descartáveis ou reutilizáveis?
Claro que o tamanho do evento conta, mas sempre que possível adotar recipientes reutilizáveis pode ser uma excelente opção para um evento sustentável. Muitas empresas oferecem aos participantes uma garrafa de vidro com o logo como brinde.
Se o uso de descartáveis for indispensável, uma excelente e simpática opção pode ser deixar uma caneta marcadora para que cada um nomeie seu próprio copo; assim, apenas um único será utilizado por participante.
– E quanto às bebidas?
A melhor opção é disponibilizar bebedouros, ou águas em galões para que cada um se sirva livremente. Quanto aos sucos, é aconselhável preferir os que vêm em embalagens grandes.
– E na cenografia para eventos, é possível ser sustentável?
Se forem utilizados materiais que possam ser reutilizados em outros eventos, é totalmente possível. Se a inutilização de materiais de comunicação for inevitável, é pertinente que eles sejam feitos com materiais recicláveis como tecidos, por exemplo. Hoje já existem cenografias em tecidos totalmente recicláveis com preços competitivos.
– Triagem do lixo
Ter lixos separados para materiais como plástico, vidro, alumínio e orgânico é uma boa maneira de também sinalizar que a marca se preocupa com o meio ambiente.
Com um pouco de cuidado, é possível realizar um evento de sucesso e ainda, marcar positivamente os participantes com a consciência de que juntos somos capazes de cuidar melhor do ambiente onde vivemos. É um esforço coletivo que tem seu valor.
Sua empresa faz alguma ação específica em prol da sustentabilidade?
Compartilhe conosco!