Participar e organizar eventos são ações quase essenciais para empresas e marcas que estão no mercado. E até mesmo por conta de sua recorrência, às vezes essas situações começam a ficar monótonas e repetitivas a ponto de repelirem uma parte considerável do público. Por isso, inovar é sempre preciso e o aumento de eventos corporativos experienciais mostra que esse é o caminho a seguir.
Basicamente, esse tipo de evento procura proporcionar uma experiência sensorial viva para os participantes, a fim de proporcionar uma vivência agradável, surpreendente e inesquecível. Isso, não só aumenta engajamento, como pode ser o fator diferencial para garantir o sucesso de um evento.
Ao pensar em eventos corporativos experienciais, o foco é simples: deslumbrar. O objetivo é transportar os convidados a um novo grau de encantamento enquanto eles vivenciam a programação preparada.
Para isso, durante a organização, é preciso ter uma nova mentalidade, a de buscar a fascinação de quem estará presente. Já não é novidade que para um evento ser bom, ele precisa conseguir imergir o participante em sua totalidade dentro das atividades propostas. Mas, para que ele seja um sucesso, é preciso ir um passo além. Só assim ele, além de produtivo, será memorável.
Por que fazer eventos corporativos experienciais?
A resposta é simples: você lembra daquela palestra tradicional que assistiu no evento do ano passado em sua totalidade? Mas lembra daquele momento em que interagiu em uma atividade lúdica e fora da realidade do seu dia a dia? Podemos apostar alto que suas respostas à essas perguntas foram não e sim, respectivamente.
Esse cenário só acontece porque para que uma marca ou ação seja lembrada, ela precisa estimular cada sentido dos convidados para que sua mensagem seja realmente fixada. Diferente do que se possa imaginar, usar o entretenimento a favor do seu evento contribui para que os convidados tenham total foco no tema central do seu evento.
Além disso – e talvez até mais importante que isso –, não é a racionalidade que dita as decisões que tomamos. Pelo contrário, são os sentimentos que se tornam base de nossas escolhas. Ou seja, depois de sentir, a pessoa procurará alguma razão para justificar sua decisão.
Como criar uma experiência memorável no meu evento?
Buscar a criação de eventos corporativos experienciais pode parecer difícil à primeira vista. Mas, na realidade, muitas ações já são bastante comuns em situações desse tipo. E, claro, a tecnologia é um dos principais aliados nessa área, apesar de não ser a única. Confira alguns pontos importantes para transformar o seu evento em um dia focado na experiência:
Cenografia
Pensar numa cenografia criativa é o ponto de partida para entrar em contato com o lado emocional do seu público. Ao entrar no local escolhido para o seu evento, cada convidado terá uma impressão da música escolhida, do tom da luz, dos cheiros da comida servida no welcome coffee, assim como serão estimulados visualmente pela decoração visual.
Projeção mapeada
Apesar de contribuir para a cenografia, a projeção mapeada tem um fator deslumbrante a mais por não ser tão comumente utilizado e por permitir uma infinidade de expressões numa única superfície. Ter a possibilidade de projetar diferentes imagens e efeitos em qualquer superfície irregular pode dar ao seu evento um toque de fascinação a mais.
Projeção interativa
Enquanto a projeção mapeada permite exibir imagens em qualquer tipo de superfície, a interativa tem a função de variar de acordo com a participação de quem está no local. Através de câmeras infravermelhas, os movimento das pessoas é captado e enviado para um software que fará delas o comando para as imagens exibidas.
Consegue dimensionar o sucesso que faria uma atividade que estimulasse a movimentação do participante para atingir um resultado pré-definido?
Aplicativos
Já conhecidos no universo dos eventos corporativos, os aplicativos são multifuncionais. Além de garantirem uma ampliação na experiência vivida pelos convidados, eles permitem diferentes ações dentro de uma só ferramenta. Eles podem funcionar para realizar o convite, apresentar ingressos na entrada do evento, realizar sorteios, solicitar feedbacks, entre outros.
Fazer uso do gamification, por exemplo, pontuando cada convidado que der check-in em uma palestra ou preencher um formulário ao final de cada atividade pode ser uma boa oportunidade de instigar o lado competitivo de cada um.
Realidade virtual
As câmeras 360º e os óculos de realidade virtual já são sucesso por onde passam. Em eventos corporativos, podem oferecer uma boa oportunidade para transportar os convidados à uma realidade paralela. Com os óculos, é possível inserir um cenário novo, mesmo que por alguns segundos, em que a própria pessoa seja o personagem desse ambiente novo.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é fazer com que os próprios participantes compartilhem o que está acontecendo, aumentando a visibilidade e popularidade do seu evento.
Assim, mudar o foco do seu planejamento buscando criar eventos corporativos experienciais ao invés de seguir no senso comum pode trazer resultados mais positivos do que o esperado. O lado sensorial dos participantes deve ser explorado a favor do seu objetivo, deixando de lado a monotonia das convenções tradicionais.