Engana-se que o trabalho todo passou assim que um evento termina. Todo bom planejamento deve reservar um espaço para o contato pós evento. Só realizando uma pesquisa de satisfação é que será possível medir a eficácia do evento e perceber os pontos que devem ser ajustados para o próximo ano.
Ao cuidarmos da organização de um evento corporativo, nosso ponto de vista sempre ficará voltado à detalhes que nem sempre serão o diferencial para quem estiver participando. Não há opinião melhor do que a dos convidados de um evento, porque ela se baseia nas expectativas que eles tinham para o dia ou fim de semana.
Uma boa forma de coletar todos esses dados é preparar uma pesquisa pós evento. Através de um questionário, é possível colher informações sobre os principais pontos de interesse, como conteúdo da programação, o local escolhido para o evento ou até mesmo a comida servida e as atrações que foram apresentadas.
Como montar uma pesquisa pós evento?
Uma pesquisa pós evento pode ser montada em plataformas online ou impressas em papel para serem entregues em mãos. Caso o interesse seja em obter a primeira impressão que os convidados tiveram, a opção em papel pode ser uma boa escolha. Questões realizadas ainda no local oferecem um ponto de vista formado com a percepção mais recente sobre os pontos fortes e fracos do evento, sem uma reflexão mais aprofundada.
Porém, o formato online tem sido uma opção mais prática que permite alcançar um número maior de pessoas. Existem diferentes tipos de plataformas que permitem a criação de formulários personalizados. Para estimular a participação, realizar ações promocionais com oferta de brindes pode ser uma boa estratégia.
Outra forma de incentivo é ofertar materiais complementares aos assuntos ofertados no evento. Além de aumentar seu volume de respostas, o envio de conteúdo adicional agrega ainda mais valor ao evento corporativo.
O que devo perguntar?
Ao pensar na formatação, o ideal é que a pesquisa contenha cerca de 10 perguntas, sendo 80% de questões fechadas e 20% abertas. Para começar, é válido pedir uma nota geral para o evento, já que isso dará um norte para o restante do questionário. Utilizar alternativas que vão de 1 a 5 é uma boa estratégia, uma vez que uma nota 3 representaria uma opinião bem mediana.
Para formular as perguntas, tenha em mente qual é o assunto de maior interesse para a equipe organizadora. Se a intenção é avaliar a qualidade do conteúdo oferecido, fazer questões relacionadas aos palestrantes e ao nível de conhecimento obtido podem oferecer um bom norte.
Se o objetivo for coletar informações a respeito da infraestrutura oferecida, perguntas relacionadas ao espaço, iluminação, sonorização e outros itens podem trazer um insight positivo para avaliar as empresas contratadas e repetir a parceria em anos seguintes.
Para as questões abertas, deixe o convidado à vontade para colocar nas próprias palavras sua opinião em relação ao evento organizado.
Como analisar os dados coletados?
Ao analisar uma pesquisa pós evento, é sempre importante estar preparado para receber críticas negativas. Afinal, são elas que permitem a evolução ano a ano. Fique bem atento aos pontos positivos levantados, já que eles representam uma afirmação do planejamento prévio que foi feito.
Mas, o foco deverá se voltar para as respostas negativas. Dependendo da gravidade de cada caso, é válido ainda entrar em contato pessoalmente com o participante para solucionar qualquer problema e reverter qualquer impressão negativa que tenha ficado.
Sou cliente, por que devo responder?
Se você está do outro lado desse cenário, é importante também ter noção da importância de participar de uma pesquisa pós evento. Pode até parecer chato, num primeiro momento, ter que encarar aquela lista de perguntas. Mas, já parou para pensar no que elas realmente significam?
Ao participar de um evento, você foi peça fundamental para garantir o sucesso dele. Sua presença e participação foram essenciais para que tudo acontecesse como o planejado. Afinal, não há evento sem convidados!
Por isso, sua perspectiva é extremamente importante para garantir que, numa próxima edição, você se sinta tão satisfeito como da última vez ou, em casos contrários, não tenha que vivenciar os mesmos problemas que o incomodaram.
Gosta de receber elogios sobre o seu trabalho? Não esqueça que todo mundo fica feliz com isso. Por isso, não se empenhe em dar sua opinião pós evento apenas quando tem reclamações a fazer. Deixe claro o que te agradou, o que atingiu suas expectativas e o que te surpreendeu positivamente.