Organizadores de eventos corporativos sabem o quanto este é um trabalho minucioso e que envolve uma série de pessoas, detalhes e planejamento para que tudo saia como o esperado.
Apesar de cada evento corporativo ser único e exigir um conhecimento específico do organizador, existem algumas peças-chave fundamentais para o início de qualquer projeto:
- Saber qual será o público-alvo
- Quais objetivos principais a serem alcançados
- Qual será a temática do evento
A partir destas três informações, é possível começar a planejar e desenhar a estratégia, o conceito e o plano de ação para uma execução de sucesso.
Para te ajudar neste processo, elencamos 10 dicas inspiradoras para o sucesso de seu evento corporativo:
1. Defina um primeiro esboço de seu planejamento
É importante que o organizador de eventos tenha em mente a ideia inicial do projeto; isso norteará as tomadas de decisão e também ajudará na possível mudança de rota – caso ela seja necessária.
2. Crie uma pesquisa para o público-alvo
A falta de conhecimento sobre hábitos o público-alvo de seu evento pode ser bastante comum, mas não conhecê-lo poderá representar o fracasso na hora da execução. Para minimizar a ocorrência de erros, uma saída é criar pesquisas direcionadas ao público-alvo com informações que sejam relevantes para ajudar e certificar que os passos definidos no planejamento são os passos certos.
3. Busque referências da temática do evento corporativo
Quando se sabe a temática do evento, é possível encontrar boas referências de sucesso e que poderão ajudar muito no desenvolvimento de seu projeto.
4. Inspire-se em um diálogo com parceiros
Se você tem uma boa rede de networking, este é o momento ideal para dividir ideias e conversar a respeito de seu novo projeto. Muitas vezes, grandes ideias surgem despretensiosamente.
5. Utilize diferenciais e novidades tecnológicas
Utilizar de recursos tecnológicos pode ser a grande saída para causar impacto em seus convidados. Alguns exemplos desta inovação podem ser observados na utilização de drones, realidade virtual ou vídeo mapping (ou projeção mapeada).
6. Invista em capital humano
Não se deve esquecer que eventos são feitos POR pessoas; por isso, contar com uma equipe qualificada, comprometida e pontual fará toda diferença no processo de planejamento e execução de seu evento corporativo.
7. Planeje a escolha do local e o destino do evento
Saber o local ideal para realizar seu evento corporativo pode sim representar um fator de sucesso ou fracasso. Considere fatores como segurança, infraestrutura e espaço antes de bater o martelo!
8. Surpreenda os participantes com cenografia e atrações
Aposte em ações-surpresa durante a execução; esta experiência positiva poderá se tornar um fator multiplicador de pessoas falando sobre esta vivência.
9. Converse internamente com outros departamentos sobre eventos e fornecedores
Reunir-se com outros departamentos e fornecedores conversar sobre as impressões de todos durante a execução é excelente para se certificar de tudo que deu certo e errado. Assim, é possível utilizar as ideias positivas para seguir com uma entrega de sucesso.
10. Adapte-se a outras ideias
Relembre o que deu certo em alguma experiência prévia que teve? Faça fusões de ideias anteriores com novas possibilidades. A reunião de vários elementos de sucesso poderão assegurar um evento corporativo inesquecível.
Como dito inicialmente, ter claro quais as estratégias e formas de atender a todos os requisitos solicitados pelo seu cliente são fatores essenciais.
Como você avalia seu plano de ação no pré-evento? Conte pra gente!